Coração manso e humilde

É com estas palavras que Jesus define as principais virtudes do próprio Coração:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11:28-30

Um coração humilde é um coração voltado a Deus. Ser mansos e humildes de coração não quer dizer que devemos ter um coração pobre, sem sentimentos, sem amor, mas ao contrário, um  coração cujo principal desejo é cumprir a vontade santíssima de Deus. 

Assim foi na vida de Jesus, e assim deve ser na nossa. Claro que para nós, pobres criaturas cercadas pelas tentações do mundo, essa tarefa não é fácil. Se por uma parte queremos ser assim, ter nosso coração e nossa vida voltados totalmente para o Senhor, por outra parte o enemigo nos ataca por todas as partes, e o que muitas vezes parece uma tentação momentânea, acaba sendo um combate que dura toda a vida.

Mas muitas vezes não são as grandes tentações que nos desanimam, mas aquelas pequenas, aqueles pecados que cometemos uma e outra vez, e que parecem ser parte já do nosso DNA. É nesses momentos que necessitamos ter e/ou atuar nosso coração humilde. O Senhor conhece do que somos feitos, sabe de nossas misérias e debilidades. Se reconhecemos isso, Ele virá em nossa ajuda, nos dará as graças que necessitamos para superar as dificuldades e tentações do dia-a-dia.

Na hora da tentação lembremo-nos de quem disse “vinde a mim, (…) e eu vos aliviarei”. Não é pelas nossas forças que vamos superar nossas dificuldades, nossas debilidades, mas sim pela nossa humildade, pela nossa confiança nAquele que nos fortalece (Fil. 4,13). O demônio nada pode contra um coração humilde, porque a força que ele emana é sobrenatural, divina. Exemplo disso é o Santo Cura de Ars, que na sua humildade e simplicidade, converteu toda uma cidade, ou melhor, toda a França.

Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Responder

